top of page

A CRIAÇÃO DO PROJETO DE VENDA DE DOCES

 

Com a vontade de realizar um outro intercâmbio, decidi vender doces para viabilizar esse projeto.

Tudo começou com R$ 20 reais no bolso. Eu comprei leite condensado, chocolate em pó, forminha de brigadeiro e granulado, e assim eu preparei os primeiros brigadeiros com a receita da minha mãe.

 

Com os trabalhos voluntários e o conhecimento obtido na faculdade, aprendi técnicas administrativas para controlar os gastos, traçar metas, controlar vendas, busquei ações de marketing, tais como propagandas em redes sociais. Isso tudo junto com a determinação e vontade de tornar tudo realidade, estabeleci algumas premissas:

 

1. Doces tradicionais com qualidade e higiene;

2. Preço justo e acessível;

3. Doces em qualquer lugar (venda delivery);

4. 100% do lucro destinado ao sonho (intercâmbio);

5. O projeto de venda é como se fosse uma start up, curto período de tempo com uma curva de impacto nas vendas.

Anchor 2

OS DOCES

Anchor 3

Iniciei fazendo os meus primeiros Brigadeiros em Julho/2014 com vendas na região que resido. Após três semanas identifiquei uma certa fidelidade dos clientes, quando comecei a receber pedidos para festas. Neste momento, identifiquei que meu cardápio estava ficando limitado aos pedidos dos cliente. Identificando uma nova necessidade, lancei os Beijinhos.

 

Em novembro eu lançei o doce bicho de pé e a torta de frango para alavancar as vendas.

 

Inicialmente, o projeto era apenas venda de doces, mas como a torta de frango é um salgado e todo mundo adora, eu coloquei no menu.

VENDA DOS DOCES

Anchor 4

A ideia inicial era apenas para vender nas lojas do bairro da Vila Gustavo na Zona Norte da cidade de São Paulo, mas o impacto dos doces que tem uma causa muito grande tomou outros horizontes.

 

Com o slogan, "Compre um doce e ajude-me a realizar um intercâmbio voluntário", eu fui buscar novos clientes.

 

Eu fiz uma pesquisa para aumentar a quantidade dos meus clientes e fui vender os doces em diversas instituições de ensino como a FMU, Insper, ESPM, Belas Artes, PUC e a minha própria faculdade - a FECAP.

 

Em setembro/2014 comemorei uma grande conquista, o site de notícias Catraca Livre lançou uma matéria sobre o meu projeto, veja aqui!

 

2012 - INTERCÂMBIO VOLUNTÁRIO

Anchor 4

Em 2012, eu, calouro em minha universidade, realizei o meu primeiro intercâmbio voluntário para Samara na Rússia.

Fui participar do projeto Young & Perspective de janeiro a março de 2012. Este projeto é para realizar palestras sobre sustentabilidade, política externa, meio ambiente e cultura nas escolas públicas, escolas particulares e universidade na cidade de Samara.

 

Essa experiência foi tão impactante para aquelas crianças e jovens quanto para mim que conquistei um autoconhecimento, pude me desafiar, tive um grande crescimento profissional, conheci novas pessoas, novas culturas, pude ampliar meus horizontes e compreender diferenças de povos e nações.

 

Tive a oportunidade de conhecer Togliati, Moscou e St. Petersburgo e visitar todos os museus e palácios.

ASSINATURA DO CONTRATO DE INTERCÂMBIO

Anchor 5

Neste mês de outubro fechei o intercâmbio pela AIESEC no Insper. O contrato foi assinado e agora é só procurar o projeto entre os 126 países disponíveis para dar match no sistema e viajar.

PROCESSO DE ESCOLHA DO PROJETO!

Anchor 6

Com a assinatura do contrato, estou disponível para procurar as vagas. Alguns projetos na Colômbia, Rússia, Polônia, Vietnã, Índia e Namibia estão bem interessantes, mas até o final de novembro devo decidir qual o projeto e qual o país para realizar o impactante intercâmbio.

EXPLORE  OS ÚLTIMOS PARAÍSOS NA TERRA - MOTIVAÇÃO

Anchor 7

Eu escolhi viajar. Não para ser um turista, mas para descobrir a beleza da vida – para me lembrar que não estou completo.

 

Enquanto você é jovem, deve viajar. Você deve ter tempo para ver o mundo e experimentar a plenitude da vida. Passe uma tarde sentado em frente a uma obra de Michelangelo. Ande pelas ruas de Paris. Escale o Kilimanjaro. Percorra a trilha dos Apalaches. Veja a Grande Muralha da China. Quebre o seu coração pelos “campos de morte” do Camboja. Nade através da Grande Barreira de Corais. Estes são os momentos que definem o resto de sua vida, eles são as experiências que ficarão com você para sempre.

 

Viajar muda a sua vida como poucas coisas podem mudar. Viajar vai te colocar em lugares que te forçarão a pensar em questões muito maiores. Você vai começar a entender que o mundo é, ao mesmo tempo, muito grande e muito pequeno. Você terá mais respeito pela dor e sofrimento, visto que dois terços da humanidade lutam para simplesmente garantir uma refeição a cada dia.

 

Enquanto você ainda é jovem, ganhe cultura. Conheça o mundo e as pessoas maravilhosas que nele vivem. O mundo é um lugar deslumbrante, cheio de obras de arte. Veja.

 

Você não vai ser sempre jovem. E a vida não será sempre apenas sobre você. Então, viaje, jovem. Experimente o mundo. Torne-se uma pessoa de cultura, aventura e compaixão. Enquanto você ainda pode.

 

Não desperdice esse tempo. Você nunca vai tê-lo novamente. Você tem uma oportunidade crucial para investir na próxima temporada de sua vida. Tudo o que você semear, colherá. Os hábitos que formamos nessa fase, ficarão com você para o resto de sua vida. Então, escolha sabiamente esses hábitos.

 

E se você não é tão jovem como gostaria (alguns de nós), viaje mesmo assim. Pode não ser fácil ou prático, mas vale a pena. Viajar permite que você se sinta mais ligado aos seus companheiros, aos seres humanos, de uma forma profunda e duradoura. Em outras palavras, viajar te torna mais humano.

 

Precisa dizer mais alguma coisa? Qual é a sua próxima viagem?

FRASES MAIS FALADAS PELOS CLIENTES

Anchor 8

Quando começo a vender os doces, logo de inicio as pessoas dizem: "Hoje não, obrigado", porém, gosto de conversar e explicar a minha causa, e neste momento as pessoas viram clientes e não resistem a causa e aos doces, que modestamente, são muito convidativos.

 

Algumas das frases mais faladas pelos clientes são:

 

"O menino do doce chegou"

 

"Estava te esperando para comer um docinho"

 

"Pensei que não viria hoje"

 

"Deixa eu comer o doce mais impactante de todos"

 

"Você me faz engordar, mas é por uma boa causa"

 

"Depois do seu intercâmbio você vai parar de vender?"

 

"Você deveria abrir uma doceria"

 

"Olha que eu já comi doce bom, mas esses seus doces são os melhor do mundo"

 

"Eu não posso comer porque tenho diabetes, mas estou fazendo uma propaganda para você vender muitos"

 

"Fiz a maior propaganda na minha família, preciso levar para todo mundo hoje"

 

"Você faz encomenda para festa?"

 

"Você vai conseguir realizar o intercâmbio e muito mais"

 

"Estamos na torcida para que de tudo certo"

O DESTINO

Anchor 9

Para onde vamos? De onde viemos? Existe vida após a morte? Perguntas como estas que não sabemos responder até hoje. Mas não devemos ficar presos a elas pois nessa vida só temos uma chance e essas oportunidades tem que ser muito bem aproveitada. Viajar, momentos em família, troca de culturas, comunicação, desenvolvimento, entre outros devem ser muito bem aproveitados. Qualquer lugar que seja o destino será um lugar onde vou querer viver igual a aquela sociedade. Não tenho nenhum preconceito contra algum povo ou país. Como os intercâmbios da AIESEC tem maior número de vagas em países em desenvolvimentos, não espere que eu vá para os Estados Unidos, Canadá ou Australia por exemplo, mas sim países que precisam de mais ajuda. Neste e como qualquer um outro intercâmbio, vou mergulhar nessa viagem para aprender tudo.

 

É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.

 

Qualquer destino será excelente e muito bem aproveitado. Mas não há nada que o nosso lar, mesmo com todos os problemas o melhor lugar para se viver é onde nascemos, onde foram feitas as nossas raízes.

 

Somos o que atraímos

 

"Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia, mora onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com o teu adiantamento. Você possui os recursos financeiros coerentes com tuas necessidades, nem mais , nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas. Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para a sua realização. Teus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na jornada da tua vivência. Não reclame, nem se faça de vitíma. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograma tua meta, busca o bem e você viverá melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Chico Xavier

PREPARAÇÃO CULTURAL

O choque cultural refere-se à ansiedade e sentimentos (de surpresa, desorientação, incerteza, confusão mental, etc) quando uma pessoa tem de conviver dentro de uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social. Após deixar o que era familiar para trás, essa pessoa tem de encontrar o caminho em uma nova cultura, que tem um modo de vida e uma mentalidade diferente. A partir daí, nascem as dificuldades em assimilar a nova cultura, causando dificuldades em saber o que é adequado e o que não é.

 

Na verdade, o choque cultural apresenta-se com intensidades diferentes, movimenta-se em direções distintas e implica reações muito diversificadas para as pessoas envolvidas. Um choque cultural pode, por exemplo, gerar profundo mal- estar, paralisando, desorientando as pessoas. Pode ser um impacto tanto exercido sobre o outro quanto recebido de outro, além de poder ser observado entre terceiros.

 

Algumas reações fortes que possam acontecer no contato com outra cultura são:

 

-Curiosidade

-Absurdo

-Engraçado

-Percepção da pressão do primeiro mundo

-Usurpação do livre arbítrio

-Sotaques

-Costumes

-Religião

-Constrangimento

Anchor 10

A VIAGEM

Anchor 11

Viajar é muito bom, mesmo quando você vai na janela do ônibus olhando a paissagem, ou no trêm ou até mesmo de avião que vamos observando as nuvens e usando a nossa criatividade relacionando os desenhos das nuvens com animais, quem nunca né?

 

As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem.

 

Estão perdendo a viagem aqueles que não sabem de onde vieram nem tentam descobrir. Que não sabem para onde ir e nem tentam encontrar um caminho. Aqueles para quem a televisão pode tranquilamente substituir as emoções.

 

Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro.

 

Viajar é a maneira mais agradável, menos prática e mais custosa de instruir-se.

As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros.

 

COLÔMBIA, ACÁ YO VOY!

Anchor 12

Destino decidido! Colômbia aqui eu vou!

Colômbia vai ser o país onde vou realizar o meu intercâmbio voluntário. O projeto social na universidade ICESI localizada em Cali na Colômbia vai realizar um intercâmbio social sensacional.

O projeto social terá duração de 3 semanas, da metade de janeiro ao começo de fevereiro, cheios de aprendizado, conhecimento, troca de culturas, internacionalização e educação.

Siga as dicas de como empreender e acompanhe aqui o projeto social.

bottom of page